Os Segredos para reduzir a inadimplência em condomínios

É importante EXPOR A SITUAÇÃO, convocar uma reunião com todos os condôminos e fazer um balanço econômico da saúde financeira do condomínio, ao invés de apontar dedos para quem deve o condomínio.
Sempre BUSQUE A CONSCIENTIZAÇÃO, o mais importante é fazer com os moradores entendam o que está em jogo é o Bem-Estar Coletivo, pois a multa por pagamento atrasado da taxa mensal é de 2%, o que não é muito efetivo no controle da inadimplência em condomínios. 


Busque FORMULAR REGRAS, é importante criar regras para validar e abalizar a cobrança, e que todos saibam e concordem com as regras. Por exemplo: a partir de quantas mensalidades atrasadas será feita uma cobrança ou uma notificação.
É muito importante PROCURAR A LEGALIDADE, use meios legais para a cobrança quando o caminho da conciliação amigável não for possível.
Fundamental, SEJA IMPLACÁVEL, não dê trégua aos devedores, o assunto é sério e é preciso deixar claro que o não pagamento é algo que prejudica a todos.

Sempre que possível ABRA NEGOCIAÇÕES é importante deixar aberto o canal de negociação com o condômino devedor, dando a chance defesa e a possibilidade de regularização da dívida, sempre dentro da legalidade.
Sempre que necessário BUSQUE AJUDA DE PROFISSIONAIS, se amparar por profissionais especialistas em cobrança para dar um caráter “mais oficial” à dívida do condômino. NOTIFIQUE COM ANTECEDÊNCIA, avise do vencimento das mensalidades para os devedores.

Em todo caso EVITE EXPOR OS DEVEDORES, nunca coloque os nomes dos devedores em quadro de aviso, por exemplo. NÃO DEIXE A DÍVIDA ACUMULAR, quanto mais a dívida se avoluma, mas prejudicado o condomínio fica, por isso não descanse enquanto os devedores não demonstrarem alguma possibilidade de pagamento daquilo que devem. ABRA EXCEÇÕES somente em casos específicos, pois nem sempre o não pagamento é resultado de má fé do condômino, afinal coisas não planejadas acontecem com qualquer um de nós, e estas situações serão avaliadas pelo sindico e pelos demais condôminos em reunião do conselho ou de moradores. E NÃO DÊ DESCONTOS, isso é desestimulante para os demais, que pagam seus condomínios em dia, se você negocia a dívida com devedores e lhes abona multas, juros etc. 

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

eCondos na mídia

Últimas atualizações

Copyright 2020 @ All rights Reserved. Design by eCondos Sistemas.

A melhor experiência que uma plataforma para condomínios pode proporcionar.