A Gestão condominial vai melhorar com O PIX . Anunciada pelo Banco Central, que facilita e agiliza a realização de operações como transferências e pagamentos, através de respostas instantâneas no sistema, com operação em todos dias do ano e sem limitações de valores e horários, como estamos acostumados atualmente.
Com o PIX, poderão ser feitas transferências, pagamento de contas e estabelecimentos, recolhimento de impostos, com finalização da operação em até 10 segundos.
Não havendo mais aquela árdua espera de x dias para o recebimento de valores ou a liquidação de pagamentos.
Será gratuito para pessoas físicas e atenderá o público em geral – pessoas físicas, jurídicas e instituições governamentais.
Mas o que isto implica na gestão condominial?
Bom, é comum, na rotina de arrecadação condominial, a utilização de boletos.
Atualmente, após pago, o boleto pode levar de 1 a até 3 dias para ser compensado pela instituição financeira.
Com a aplicação do PIX para a rotina de arrecadação condominial, os recebíveis ingressarão na conta do condomínio ou a empresa que efetue dentro de alguns segundos.
Otimizando este processo e o tornando ainda mais seguro, menos burocrático e mais ágil!
Além disso, pela praticidade e menor onerosidade do PIX, existe uma forte tendência à redução do uso do boleto para pagamento de serviços e taxas condominiais.
Conforme dito acima, o cliente final, pessoa física, não terá custos em sua utilização, além da facilidade de que se reveste o PIX.
Outra interferência positiva do PIX na gestão é sobre um melhor e mais eficiente controle sobre casos de inadimplência.
Principalmente da liquidação quase instantânea dos débitos dos moradores, não havendo mais.
Por exemplo, aquela desculpa de que a data final de pagamento caiu em um fim de semana seguido de feriado, ou fatos mais abrangentes como greves em empresas como os Correios!
O PIX é mais uma novidade repleta de tecnologia e praticidade que, ao que tudo indica, veio para ficar!
Você está preparado para isto?