Descubra o que você não pode esquecer sobre a Manutenção do Condomínio

  • Inspeção dos Bombeiros:

Para a prevenção de incêndio estar em dia, a renovação deve ser feita a cada dois a cinco anos (de acordo com a região e o tamanho do imóvel), o Corpo de Bombeiros precisa inspecionar e emitir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Nessa vistoria são verificados os extintores, mangueiras, placas de sinalização nas áreas comuns, alarmes, entre outros equipamentos. Lembre-se que os extintores têm validade e é o síndico é o responsável por mantê-los em dia.

  • Cheque a tubulação de gás:

É muito comum vermos casos na imprensa sobre vazamentos em tubulações de gás em condomínios e este problema pode ser muito perigoso inclusive para a vida dos moradores. Por isso, é essencial realizar a manutenção preventiva desta estrutura anualmente. A central precisa ser verificada na manutenção do condomínio pelo menos uma vez ao ano e os ramais individuais a cada três anos. Não se esqueça de solicitar a emissão de laudo e recolher a ART. Lembre-se que caso você note uma mudança brusca na conta e no gasto de gás, é sinal de que há vazamento. Nesse caso, adiante a inspeção e peça para os condôminos ficarem atentos.

  • Fique atento ao Sistema elétrico:

Os problemas elétricos costumam ser pouco frequentes em condomínios, especialmente quando você opta por comprar um imóvel novo, mas se ocorrerem e não tiverem a devida atenção, podem gerar complicações. Por isso, o recomendado é que sejam feitas duas inspeções da parte elétrica do condomínio por ano para que sejam checados o fio terra, o sistema de aterramento, entre outros pontos de mau contato ou fios em mau estado.

  • Portões, alarmes, interfones:

É bom ter um contrato com uma empresa que garanta o atendimento rápido e a manutenção desses sistemas. Afinal, quando esses aparelhos não funcionam, a segurança do condomínio fica comprometida.

  • Não deixe de verificar os elevadores:

Assim como o para-raios, o elevador também precisa ser fiscalizado e conservado por uma empresa especializada que emitirá o RIA (Relatório de Inspeção Anual) e recolher uma ART. Verifique se a empresa é cadastrada no Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) antes de realizar a manutenção do condomínio.

  • Caixa d’água sempre limpas:

A limpeza anual é obrigatória, então é necessário incluir esse procedimento na manutenção do condomínio. O ideal é chamar um profissional qualificado para tal procedimento, visto que, caso a sujeira caia na tubulação por erro de uma pessoa que não faz esse tipo de serviço, pode ocorrer um entupimento que leva sujeira para as torneiras dos apartamentos.

  • A importância dos Para-raios:

Ao menos uma vez ao ano, deve ser realizada a inspeção do para-raios e cabe ao síndico providenciá-la. É necessário procurar uma empresa habilitada e solicitar que se faça uma inspeção para a emissão de um laudo, além da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

“É melhor prevenir do que remediar”

Com a eCondos todas as manutenções serão agendas e organizadas dentro do nosso aplicativo para condomínio e mais, a eCondos avisa quando for chegando a data da manutenção, porque a comodidade e a segurança do sindico e do condomínio e nosso objetivo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print