Auditoria Condominial – Quais Riscos podem custar Caro para os Síndicos?

A administração de um condomínio é bem semelhante a um empresa, com riscos: financeiros, trabalhistas, fiscais e falta de rotinas e procedimentos.

Os síndicos e conselheiros podem ser responsabilizados legalmente por qualquer irregularidade em que o condomínio é onerado com custos adicionais inesperados, isso mesmo se o erro for originado por empresa administradora.

Com o crescimento nos números de condomínios aumentaram também o número a empresas especializadas em gestão condominial, onde muitos condomínios optam por deixar tudo ás mãos de empresas administradoras, que também possuem centenas e dezenas de clientes e acabam pactuando contratos operacionais e burocráticos com os condomínios, com esse cenário não se tem, na maioria das vezes, uma garantia plena de que requisitos de uma eficaz gestão condominial, esteja sendo cumprida.

A Auditoria Condominial é realizada por exame documental completo e detalhado de todas as peças que compõem a prestação de contas do condomínio. Com propósito de proteger o corpo diretivo, provendo mais transparência e confiabilidade da prestação de contas na assembléia geral perante os condôminos.

Os exames verificando se os documentos atendem os atributos de : autenticidade, normalidade, legitimidade e validade com relação as normas de legislação, convenção, deliberação em assembleias e se as praticas administrativas ocorreram com seriedade e probidade.

É possível realizar uma Auditoria Condominial Preventiva produz parecer com relatórios mensais de forma detalhada, esses relatórios mensais são produzidos com apontamentos de falhas, inconformidades com possíveis causas e efeitos, são recomendados correções, sugestões de melhorias e pontos de atenção. Evitado assim maiores problemas jurídicos para o sindico, conselhos e demais envolvidos na administração do condomínio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print