As 12 dicas definitivas para aumentar a Segurança do Condomínio com uso de câmeras

1 – Análise os Riscos

Defina os locais para instalar suas câmeras é estudar, previamente, quais são os fatores de riscos aos quais seu condomínio está exposto. Esta análise deve ser feita com base em estudos técnicos e detalhados, que apontarão os pontos críticos dentro da sua planta.

2 – Análise os Pontos Críticos

Identificar as vulnerabilidades é essencial, porém a análise de riscos também deve indicar o nível de criticidade de cada ponto que deve ser monitorado e estabelecer as prioridades de segurança. Porque assim é possível montar um plano de ações para contornar esses problemas.

3 – Observe os principais Focos de Vigilância

Em geral os focos para vigilância são: entrada, acesso dos fundos, ambientes com objetos de valor e locais com grande fluxo de pessoas. Pode haver pequenos ajustes conforme as configurações especificas da necessidade do condomínio e cada caso deve ser analisado especificamente. 

4 – Verifique a Implantação

Depois da análise de risco e definir quais áreas terão cobertura dos equipamentos de segurança, o próximo passo é aprender a melhor maneira de implantá-los para garantir máxima eficiência e cobertura.

5 – Verifique a Altura dos equipamentos

A altura interfere diretamente na qualidade das filmagens e até na preservação dos equipamentos, a altura que as câmeras estarão posicionadas irão definir os tipos das imagens e a preservação e quantidades de manutenção que o equipamento pode sofrer, porque alturas mais elevadas protege o equipamento de possíveis vandalismos. 

6 – Defina a Finalidade do Monitoramento

Para definir o tipo de equipamento e do tamanho da área a ser monitora, com isso o condomínio pode escolher o equipamento com melhor custo/benefício sem perder a qualidade na segurança.

7 – Equipamentos para ambientes Externos

As câmeras deverão resistir a adversidades como chuva, calor forte e outros. Uma opção é optar por caixas protetoras à prova d’água e de temperatura, que são ideais para essas circunstâncias. Também é possível proteger seu material embaixo de toldos e telhas já existentes.

8 – Verificar Posicionamento das câmeras em áreas Externas

O recomendável é posicioná-los na direção contrária à luz do Sol, uma vez que os raios podem superaquecer o sensor das câmeras. Caso seja necessário, é possível, no máximo, posicionar o produto de forma que a energia solar atinja sua lateral ou em um ângulo indireto.

9 – Verificar Posicionamento câmeras em áreas Internas

Em ambientes internos é menos complexo do que em áreas externas, já que elas ficam menos suscetíveis a variações climáticas e danos propositais. Ainda assim, é preciso estar atento para as variáveis quanto aos diferentes locais internos e o propósito de monitoramento.  

10 – Atenção com Equipamentos Digitais

As câmeras digitais, é importante ficar atento para a distância das câmeras dos equipamentos de rede. Por especificação técnica, cabos IPs não devem ter mais de 100 metros de comprimento para manter a melhor performance. Além disso, certifique-se que a fonte de alimentação PoE que você usa é adequada ao funcionamento.

11 – Verifique a Iluminação

É importante ter grandes cuidados com a iluminação do local onde serão posicionadas. A luz solar externa também pode interferir na visibilidade de algum ponto a ser monitorado, que ficará prejudicado por horas até que o Sol mude de posição, além de superaquecer e danificar o equipamento. Posicione a câmera contra a luz natural ou apontá-las em um ângulo indireto para trazer nitidez às imagens captadas.

12 – Alguns Cuidados Extras

É comum lembrarmos de posicionar câmeras próximo às portas. Porém, não se esqueça das janelas com visão para a rua. Câmeras internas monitorando janelas podem capturar imagens de uma invasão. Outra dica interessante é para filmagem de corredores, para esses espaços, utilize câmeras com filmagem vertical. Além disso, é muito importante fornecer dados de alta qualidade e ter seu sistema de vigilância funcionando corretamente .

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

eCondos na mídia

Últimas atualizações

Copyright 2020 @ All rights Reserved. Design by eCondos Sistemas.

A melhor experiência que uma plataforma para condomínios pode proporcionar.