Nos condomínios, o período é propício a problemas, se não forem tomadas algumas ações. A primeira é reforçar que o carnaval não é feriado.
É normal haver um cuidado especial com a segurança neste período, especialmente se no condomínio houver apartamentos de temporada. É necessário ter cuidado com entrada e saída de não moradores, e reforçar sempre as regras determinadas em Assembleia Geral.
ATENÇÃO: O carnaval acaba sendo um período favorável a assaltos em residências e condomínios porque os donos de imóveis aproveitam a época para viajar sem tomar os cuidados necessários para evitar o problema
1- Verifique se portas, janelas, registros de água, torneiras, chuveiros estão bem fechados.
2- É prudente desligar os disjuntores e a chave geral do gás.
3- Peça aos porteiros cuidado redobrado neste período de Carnaval.
4- Deixe com o porteiro os contatos dos moradores que vão viajar.
5- Não modifique a rotina do condomínio.
6- Observe os visitantes que chegam ao prédio. Se a visita for considerada suspeita, o morador deverá ser comunicado imediatamente desse fato.
7- Observe se há indivíduos em carros suspeitos nas proximidades. Nesse caso, procure anotar os dados do carro (placa, cor, modelo etc.), entre em contato com o síndico ou morador e passe tais informações.
8- Desligue a campainha. Fornecedores, prestadores de serviços, empregados domésticos de vizinhos, funcionários do condomínio e até mesmo moradores que ouçam a campainha e não sejam atendidos, sistematicamente, obtêm a confirmação da ausência de moradores.
9- Não faça comentários de que pretende viajar. Informe somente ao síndico ou vizinhos de confiança que ficará ausente.
10- Não deixe a luz acesa durante o dia inteiro, pois é um forte indício de que o imóvel está vazio.