[Água, Gás e Luz] O Segredo Para Reduzir Custos do Condomínio!!!

Água, gás e luz

Individualizar. Esse é o primeiro passo para que as despesas sejam específicas de cada unidade. Coloque um sistema de medição individual, afinal não é justo o condômino que mora sozinho pagar o mesmo valor de uma família com quatro pessoas, por exemplo. É possível fazer cobranças individuais de água e gás.

Controle de vazamentos, de torneiras e saídas de água. Verificar periodicamente as estruturas do condomínio, as torneiras e tubulações podem evitar desperdícios. Existem empresas especializadas na verificação do fluxo de água em condomínios que ajudam a reduzir desperdícios.

Em relação à iluminação, troque as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED, que apresentam aproximadamente 80% de economia, especialmente no médio e longo prazo. Elas custam mais caro, mas o investimento é recuperado ao longo do tempo. Já cogitou colocar sensores de presença ao invés de manter as luzes ligadas durante todo o dia?

Informação nunca é demais. Oriente funcionários e condôminos em relação à economia, principalmente de luz e água, sobretudo do condomínio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print