5 Segredos para REDUZIR CUSTOS na CONTA de água do seu condomínio

1 – Conscientização dos condôminos e funcionários

Conscientização de seus moradores e funcionários. Instruir os moradores a respeito de como controlar de gasto de água gera uma economia direto na conta de água. Programas de economizar água no condomínio em reuniões de moradores são maneiras eficientes de conscientizar todos os indivíduos que frequentam o espaço.
É possível utilizar aplicativos para condomínio como a eCondos para lembrar os moradores da importância de se poupar água e de como ações simples, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes e tomar banhos mais rápidos podem economizar água no condomínio.

2 – Análise do condomínio

E importante verificar a existência de vazamentos de água, para que assim, sejam encontradas maneiras de eliminar esses pontos de perda. Uma vistoria técnica, tanto nas áreas comuns do condomínio quanto em cada unidade, fiscalizando, por exemplo, as tubulações, caixas acopladas e pontos de saída de água, são essenciais. Estas análise, pode ser feita de tempos em tempos, sendo possível identificar as ações para extinguir os vazamentos.

3 – Uso da tecnológica

Existem alguns aparelhos que ajudam a evitar o desperdício.Como redutores de pressão e temporizadores, que podem ser instalados nas torneiras e chuveiros visando reduzir o consumo de água. Também é possível o uso de dispositivos nas áreas comuns do condomínio, onde se tem maior circulação de pessoas. A instalação desses dispositivos é simples e traz bastante resultado, gerando uma diminuição dos gastos mensais do condomínio.

4 – Hidrômetros individuais

Investir na colocação de hidrômetros individuais, em que cada unidade de apartamento paga pelo o que consumir, pode ser uma boa alternativa para economizar água no condomínio. A medição individualizada faz com que os moradores sintam reflexo de seus comportamentos em seus gastos mensais. O morador terá o retorno direto em sua conta mensal, fazendo com que práticas do mês anterior possam se tornar um hábito. Dessa forma, sua conta diminui quase que permanentemente, podendo, assim, economizar água no condomínio de maneira mais significativa.

5 – Reaproveitamento de água

Para o reuso da água é necessário que a água já utilizada passe por um sistema de tratamento que a trata e prepara para que a mesma seja utilizada em diferentes fins. Um exemplo são as Estações de Tratamento de Efluentes. Uma ETE faz o tratamento adequado de águas já utilizadas, como o esgoto e águas cinzas, por exemplo, de banhos e máquinas de lavar roupa, para que sejam reutilizadas, ajudando a economizar água no condomínio e podendo ser utilizadas em ambientes externos para fins menos nobres, como por exemplo, a descarga de banheiros comuns, limpeza de paredes e pisos e a irrigação de áreas paisagistas como jardins e gramados. Uma ETE ajuda muito na hora de economizar água no condomínio, fazendo com que os gastos mensais diminuam expressivamente.

Estas medidas não só farão a diferença no orçamento dos condôminos, mas também influenciarão diretamente na formação de uma comunidade mais consciente, o que impactará a realidade das próximas gerações.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print

eCondos na mídia

Últimas atualizações

Copyright 2020 @ All rights Reserved. Design by eCondos Sistemas.

A melhor experiência que uma plataforma para condomínios pode proporcionar.